sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Viver a Vida, Jorge Luis Borges




Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Teria menos pressa e menos medo.

Daria valor secundário às coisas secundárias. Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.

Seria muito mais alegre do que fui.

Só na alegria existe vida.

Manteria distâncias enormes das pessoas ciumentas e possessivas.

Seria mais espontâneo.

Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Seria mais ousado: a ousadia move o mundo.

Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos sopa, teria menos problemas reais e nenhum imaginário.

Eu fui uma dessas pessoas que vivem preocupadamente cada minuto da sua vida; claro que tive momentos de alegria.

Mas, se pudesse voltar a viver, tentaria ter somente bons momentos.

A vida é feita disso: só de momentos. Nunca percas 'O agora'.

Mesmo porque nada nos garante que estaremos vivos amanhã de manhã.

Eu era um desses que não ia a parte alguma sem um termómetro, um saco de água quente, um guarda-chuva ou um paraquedas; se voltasse a viver viajaria mais.

Não levaria comigo nada que fosse apenas um fardo.

Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no início da Primavera e continuaria assim até o final do Outono.

Jamais experimentaria os sentimentos de culpa e ódio.

Teria amado mais a liberdade e teria mais amores do que eu tive.

Viveria cada dia como se fosse um prémio.

E como se fosse o último.

Daria mais volta na minha rua; contemplaria mais amanheceres e brincaria muito mais do que brinquei.

Teria descoberto mais cedo que só o prazer nos livra da loucura.

Tentaria uma coisa nova todos os dias, se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, como sabem, tenho 88 anos e sei que estou morrendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário