segunda-feira, 6 de junho de 2011

Contra tudo e contra todos



A Câmara do Porto teve uma ideia particularmente civilizada e de grande sofisticação científica para controlar o número de animais errantes da cidade: matá-los à fome.

"Apela" assim aos munícipes para que "não alimente[m] os animais", pois na Câmara julga-se que é o "excesso de alimento [que] provoca o aumento das populações de animais" e não o facto de (como sucede com os vereadores, não consta que alguma vez um vereador tenha aparecido grávido depois de um banquete camarário) se reproduzirem.

É certa disso (que o "excesso de alimento" faz filhos) que a Câmara do Porto ignora iniciativas como a da Associação Animais de Rua para que, como acontece na generalidade dos países desenvolvidos (e em outras autarquias portuguesas), adopte um Programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) nas colónias de animais seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, a World Society for Protection of Animals, a Ordem dos Médicos Veterinários e a própria Direcção-Geral de Veterinária.

Não, a Câmara do Porto prefere matar, à fome que seja.

Contra tudo e contra todos: a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia; os Decretos-Lei nºs 276/2001, de 17/10, e 315/2003, de 17/12; a Resolução 69/11 aprovada por unanimidade na AR.

E contra o mero bom senso: há 30 anos que anda a matar animais e ainda não percebeu que não é assim que controlará o seu número.

Jornal de Notícias, 01/06/2011

1 comentário:

  1. Realmente só mesmo num pais onde as decisões são tomadas por pessoas com uma mentalidade 3ºMundista.
    É por coisas como esta, que cada vez mais tenho vergonha do pais em que vivo. E pelos vistos o povo até gosta e não quer mudar. Continuem, prá frente é que é o caminho. Qualquer dia os politicos nas campanhas começam a oferecer umas palas para os olhos, como as dos burros, e o povo ainda aceita com um sorriso na cara.

    ResponderEliminar